As empresas procuram sempre opções premium e melhores serviços para reforçar as suas estruturas de segurança de rede. Sem dúvida, as soluções VPN são um dos tipos mais populares de ferramentas de segurança cibernética que existem. Mas com a crescente necessidade de tais soluções, múltiplas variações têm diferentes pontos de foco. As empresas precisam de sugestões sobre qual tipo de VPN utilizar, pois buscam sempre o mais alto nível de segurança.
Dentre essas opções, o SSL VPN se destaca como uma das melhores com maior segurança e facilidade de uso. As VPNs SSL diferem drasticamente das VPNs tradicionais em muitos aspectos importantes; recursos de segurança, compatibilidade e acesso remoto, para citar alguns. Este artigo abordará as diferenças entre os dois tipos de VPN e lhe dará uma ideia geral de por que a VPN SSL é a opção superior.
O que é uma VPN SSL?
A maioria das pessoas tem uma ideia do que é uma VPN tradicional, por isso queremos começar explicando o que é uma VPN SSL. Secure Sockets Layer VPN é um tipo de VPN que usa o protocolo SSL para criptografar comunicações online e proteger dados compartilhados.
Funciona criando um túnel privado entre a rede e seus usuários remotos. Este túnel privado lida com todo o tráfego dentro da rede, o que o torna seguro contra a Internet externa. Sem este tipo de ferramenta, toda a comunicação que acontece entre duas partes corre o risco de ser rastreada. Isso torna as soluções VPN obrigatórias para empresas que lidam com informações confidenciais, e a VPN SSL parece ser a escolha perfeita.
As soluções SSL VPN podem ser acessadas através de um navegador comum, o que aumenta sua facilidade de uso e implementação. Falaremos mais sobre seus benefícios a seguir, mas resumindo, SSL VPN é uma ferramenta de segurança que cria túneis seguros entre uma rede e usuários remotos para tornar o compartilhamento de arquivos e a comunicação seguros.
Como as VPNs SSL diferem das VPNs tradicionais?
VPNs SSL e VPNs tradicionais podem parecer a mesma coisa, já que ambas são soluções de rede privada virtual. No entanto, eles têm diferenças drásticas que os diferenciam. Essas diferenças são sobre como eles funcionam, o que você precisa para implementá-los e como você pode utilizá-los para suas necessidades. Vamos ver essas diferenças com um pouco mais de detalhes.
Método de acesso
As VPNs tradicionais estão em uso há muito tempo, por isso espera-se que tenham um método de acesso diferente de algumas das soluções mais modernas. Para usar uma ferramenta VPN tradicional, você precisa de um software cliente VPN específico em um dispositivo do usuário final.
No entanto, as VPNs SSL podem ser acessadas através de um navegador normal, sem qualquer necessidade de software cliente. Isso atenua problemas de manutenção que podem resultar em distúrbios operacionais. Os navegadores da Web estão sempre disponíveis e são muito mais fáceis para os usuários finais.
Criptografia e segurança
As VPNs tradicionais podem ser configuradas usando uma variedade de protocolos de segurança. É importante enfatizar que “VPN tradicional” é um termo muito amplo e não é uma ferramenta única por si só. Dependendo do protocolo utilizado para uma solução VPN tradicional, os níveis de segurança variam drasticamente.
Por outro lado, SSL VPN usa especificamente o protocolo de criptografia SSL/TLS, que dá seu nome. SSL/TLS é um dos melhores protocolos de criptografia amplamente considerados por fornecer os mais altos níveis de segurança disponíveis.
Compatibilidade
As VPNs tradicionais geralmente são compatíveis com determinados dispositivos e sistemas operacionais que uma empresa pode estar usando. Isto prejudica enormemente a sua acessibilidade e limita o seu alcance. Um dos motivos que causam esse problema é o software cliente VPN obrigatório instalado nos dispositivos dos usuários.
As soluções SSL VPN são compatíveis com uma variedade de dispositivos e possivelmente com todos os sistemas operacionais. O único requisito é que eles tenham um navegador da web que o cliente possa usar. Este tipo de VPN não requer nenhum software específico e um navegador como o Chrome é tudo que você precisa.
Visibilidade e controle da rede
As VPNs tradicionais usam o software cliente instalado em dispositivos que atuam como endpoint da VPN. Isso significa que todo o tráfego no dispositivo cliente é roteado através da VPN usando o túnel privado e criptografado. É definitivamente uma comunicação segura, mas também limita a capacidade dos administradores de monitorar os dispositivos.
Em uma solução SSL VPN, o endpoint da VPN é o navegador. Isso torna o processo mais amigável e fácil para o usuário final, ao mesmo tempo que mantém a segurança o mais alta possível. O servidor da VPN atua como um gateway seguro, proporcionando visibilidade de todo o tráfego e também do usuário remoto. Eles também podem fornecer logs detalhados e atividades de tráfego aos administradores para melhor controle.
Acesso remoto
As VPNs tradicionais exigem a instalação de software cliente e configuração manual nos dispositivos para iniciar o acesso remoto. Isso pode ser opressor depois de um tempo e consumir uma quantidade considerável de recursos. É amplamente aceito que, nos dias de hoje, as VPNs tradicionais não são a melhor opção para recursos de acesso remoto.
As soluções SSL VPN, no entanto, agilizam o processo de acesso remoto, permitindo que o usuário acesse através de navegadores da web. Nem todos os usuários entendem de tecnologia, então o SSL VPN é muito mais simples e conveniente para a grande maioria. Também é importante observar que eles também podem ser acessíveis em dispositivos móveis, hoje muito utilizados na vida empresarial.
Conclusão
Com as mudanças no mundo digital e os ataques cibernéticos cada vez maiores, as empresas procuram formas de aumentar a segurança nas suas redes. As soluções de Rede Privada Virtual (VPN) parecem ser uma das melhores ferramentas disponíveis para atingir esse objetivo. Porém, sabemos que existem vários tipos destas soluções, e uma delas é o SSL VPN.
Ao oferecer uma abordagem simplificada, mais segura e direta, as VPNs SSL diferem das soluções VPN tradicionais. De perspectivas como métodos de acesso ou capacidades de acesso remoto, o SSL VPN parece ser a opção mais flexível, fácil de usar e mais fácil para a maioria das empresas. Tentamos explicar detalhadamente essas diferenças para que você também possa decidir qual a melhor ferramenta para suas necessidades, esperamos que ajude.